(89) 3422-3019 | Horário de Funcionamento das 07:00 às 17:00

Saúde em Dia

A alimentação deve ser tratada como algo importante em todos os aspectos, por isso, devemos abandonar os maus hábitos e voltarmos a comer com a consciência do que se está nos alimentando e para isso devemos utilizar todos os nossos sentidos, e assim, desfrutar do aroma, do sabor, da textura, da temperatura e até mesmo do ato de mastigar, pois assim, deixaremos de comer ao mesmo tempo em que utilizamos o celular, assistimos a televisão, lendo e etc.

Portanto, esta falta de atenção acarretará em uma quantidade de comida colocada a mais no prato, uma mastigação mal feita e em muitos momentos a falta de percepção do que comeu. Pensando nisso lançamos duas perguntas:

Você se alimenta corretamente?

Você se preocupa com o que pode e o que não pode comer?

Pois bem, primeiramente para responder algumas dúvidas vou lhes informar que se a pessoa não tiver alergia ou problemas de intolerância a algum alimento ou nutriente, podemos comer de tudo, mas não necessariamente tudo! Comer de forma moderada os alimentos sempre foi e sempre será o maior desafio.

Muitos alimentos são considerados os vilões, como o carboidrato, o açúcar, o glúten e etc., mas na realidade a pessoa que come sem moderação se torna seu próprio inimigo, pois é passivo de adquirir problemas pelo excesso, como algo natural a muitos outros alimentos que também podem causar problemas a saúde de forma indireta. Então, o que está sendo colocado em pauta é o fato de que nenhum alimento é responsável de forma direta , por engordar ou emagrecer de repente, tampouco, devemos focar no que é bom ou no que é ruim, pois a ciência não impõe ou determina, mas ao invés disso ela sugere e em certos casos orienta, por exemplo: “Excesso de açúcar pode aumentar o risco de adquirir diabetes”, mas veja bem o que é dito, não diz que causa, mas que pode aumentar o risco, bem como, o proóprio sal, que é rico em sódio, pode causar um quadro de diabetes autoimune.

Com o passar dos anos muitos foram os alimentos ditos e considerados como sendo vilões, como a gordura, o açúcar, o glúten, o sal, a frutose e atualmente fala-se muito do carboidrato. Existem os carboidratos bons e os ruins, mas no geral à orientação do médico nutrólogo ou nutricionista é de fato essencial para o maior entendimento dos alimentos que se adaptam as necessidades de cada indivíduo.